DBK News

Vendas globais de carros em 2024: Brasil lidera crescimento no Top 10

A Índia cresceu e a Rússia está avançando ao comprar carros chineses. Fora do top 10 mundial, a Coreia do Sul, junto com o Canadá

Completar o ranking global de vendas de veículos leves de 2024 não foi tarefa fácil. Usando números da JATO Dynamics e outras fontes, consegui fazer isso, incluindo 108 mercados .

Embora isso represente pouco mais da metade dos 195 países oficiais existentes hoje, o volume total de vendas está muito próximo do resultado final, já que os países ausentes são mercados muito pequenos em termos de vendas de carros.

O mundo não é só Estados Unidos, Europa e China

Um primeiro elemento a considerar é que, embora a cobertura usual da indústria automotiva inclua China, Estados Unidos e Europa, uma parte significativa dela ocorre em economias em desenvolvimento.

De acordo com minha pesquisa, 23% das vendas globais de carros ocorreram nesses países, o equivalente a quase 20 milhões de carros. Um mercado maior que os Estados Unidos.

Coreia do Sul desce, Canadá sobe

Os dez maiores mercados automotivos do mundo incluem China, Estados Unidos, Índia, Japão, quatro países europeus, Brasil e Canadá. O ranking de 2024 mudou pouco em relação ao de 2023, exceto a Coreia do Sul, que perdeu sua posição e ficou em 11º lugar no ranking do ano passado.

Destes grandes mercados, apenas Japão e França registraram resultados negativos, enquanto Itália e Alemanha mantiveram volumes semelhantes em relação ao ano anterior. O país asiático viu seus volumes caírem 8%, perdendo a histórica terceira posição para a Índia, a nova protagonista. De fato, este país está se tornando uma nova fonte de crescimento para muitos fabricantes de automóveis que estão lutando para aumentar suas vendas em mercados maduros, como Europa, EUA e até mesmo China.

A Índia finalmente parece decolar e ocupar a posição que muitos analistas esperavam há anos. Como o país mais populoso do mundo, espera-se que ele continue crescendo à medida que uma parcela significativa de sua população ingressa na classe média. Menos pessoas pobres significa mais demanda por carros e motocicletas. No entanto, o total vendido no país (4,84 milhões de unidades) é pequeno em comparação à sua população total de 1,45 bilhão.

O Brasil foi o mercado entre os 10 com maior crescimento anual. O volume aumentou de 2,18 milhões de unidades em 2023 para 2,48 milhões de unidades no ano passado. A melhora da situação financeira dos empréstimos para automóveis e a chegada de mais opções da China estimularam o mercado. Graças a um aumento de 14%, o Brasil ultrapassou o Reino Unido e ficou em sexto lugar.

Rússia é a grande vencedora

Mais abaixo na classificação, é importante mencionar o forte crescimento registrado pelo mercado automotivo russo. Com um aumento de 48%, ele sofreu uma grande queda após a invasão da Ucrânia há três anos e foi um dos setores mais atingidos na Rússia. Mas, no último ano, ele se recuperou totalmente e superou seus resultados anteriores à guerra.

E os vencedores dessa rápida recuperação são, obviamente, os fabricantes de automóveis chineses, que substituíram as marcas históricas que deixaram a Rússia após as sanções impostas pelos países ocidentais.

Outros resultados positivos vieram do México, Polônia, Holanda, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Paquistão, Argélia, Costa Rica, Belarus, Cingapura e Azerbaijão.

Fonte: https://motor1.uol.com.br/features/753363/onde-foram-vendidos-carros-mundo/

Sign up for our newsletter
Receive a newsletter about the dealership market in Brazil.



DBK Dealership Brokers

Let´s Talk?

Av. Getúlio Vargas, 874/ Sala 1707 - Funcionários - Belo Horizonte/MG - CEP: 30112-020.

en_USEN