No dia 23 de março, a Stellantis e a LG Energy Solution (LGES) anunciaram que investirão cerca de US$ 4,1 bilhões para a criação de uma fábrica de baterias para veículos elétricos em larga escala no Canadá.
O investimento será realizado por meio da joint venture criada entre a montadora e o braço de baterias da fabricante LG. A construção da unidade fabril, localizada em Ontário, está programada para começar ainda esse ano, com início de produção para o primeiro trimestre de 2024.
Quando estiver totalmente em operação, a fábrica deverá alcançar uma capacidade de produção superior a 45 gigawatts-hora (GWh), além de criar 2.500 novos empregos na região. Serão produzidos células e módulos de bateria de íon de lítio para atender a uma parte da produção de veículos da Stellantis na América do Norte.
Com a criação da unidade fabril, que contou com o apoio do governo canadense, as duas empresas esperam estabelecer uma cadeira de fornecimento de baterias na região, aproveitando a experiência do Canadá na geração de fontes de eletricidade renováveis.
A nova fábrica faz parte dos planos da montadora de acelerar seu investimento em veículos elétricos para acabar 100% com a frota de veículos movidos à combustão até 2038. Isso inclui atingir a venda de 5 milhões de veículos elétricos globalmente até 2030.
Fonte: https://exame.com/negocios/stellantis-e-lg-investirao-us-41-bi-em-fabrica-de-baterias-de-litio/