DBK News

Erin Kerrigan analisa tendências de mercado de compra e venda e sentimento dos corretores

A Kerrigan Advisors lançou sua sexta edição da Kerrigan Dealer Survey , que mede o sentimento do revendedor no mercado de compra e venda. Mais de 600 revendedores individuais que representam mais de 10.000 concessionárias participaram da pesquisa.

Veículos elétricos

Kerrigan observou que 68% dos revendedores acreditam que os veículos elétricos (VEs) prejudicariam seus lucros em 2025. Curiosamente, em contraste, mais de 70% achavam que os híbridos impactariam positivamente seus lucros.

Embora os veículos elétricos tenham tido um crescimento muito robusto durante o quarto trimestre de 2024, Kerrigan observa que isso provavelmente ocorreu porque os consumidores que queriam experimentar os veículos elétricos se apressaram para fazer suas compras antes que o governo Trump pudesse eliminar o crédito tributário federal.

Aquisição

50% dos revendedores pesquisados ​​estão buscando expandir ou vender. O número de revendedores buscando permanecer em um estado estável está diminuindo. Kerrigan destaca que essas tendências são indicativas de uma indústria que está se consolidando. Muitos revendedores estão tentando expandir seus empreendimentos, e outros estão buscando sair do negócio.

Avaliação de Bandeiras

68% dos revendedores acreditam que as avaliações permanecerão as mesmas ou aumentarão em 2025. No entanto, 32% acreditam que a avaliação diminuirá, o maior valor visto antes da pandemia. Os dados são um reflexo das mudanças dentro da concessionária. Durante a pandemia, muitas concessionárias tiveram lucros crescentes — no entanto, agora, estima-se que 32% das franquias estejam vendo sua avaliação diminuir.

As bandeiras que tiveram melhor desempenho na pesquisa:

  • Toyota: 50% dos revendedores expressaram que gostariam de adicionar a Toyota ao seu grupo, e 83% relataram ter um alto nível de confiança na Toyota.
  • Honda: Embora a Honda não tenha tido um desempenho tão bom na pesquisa de 2023, este ano ela foi a que mais melhorou entre todas as montadoras e ficou em terceiro lugar nas expectativas de avaliação, aumentando 11%. 53% dos revendedores relatam ter um alto nível de confiança na Honda.

No entanto, sua recente parceria para criar a empresa Sony Honda Mobility para vender veículos elétricos (VEs) diretamente aos consumidores pode destruir a confiança dos revendedores.

  • Ford: A Ford foi a montadora que mais melhorou. A pesquisa de 2023 a classificou como a franquia menos confiável, com 48% dos revendedores expressando nenhuma confiança na Ford. Este ano, a confiança dos revendedores melhorou em 11%. Kerrigan sugere que o impulso da administração da Ford para EV provavelmente levou à desconfiança dos revendedores em 2023. Sua estratégia de EV reformulada recuperou a confiança.

Os piores desempenhos:

  • Stellantis : Mais de 70% dos revendedores pesquisados ​​indicaram confiança zero na marca. Além disso, 70% dos revendedores esperam que a avaliação das franquias Stellantis diminua. No entanto, Kerrigan observa que a Stellantis decorre da má gestão e dos erros do ex-CEO Carlos Tavares. Agora que a marca está sob nova gestão, há esperança de que ela possa se recuperar.
  • Kerrigan também destaca que adquirir uma concessionária Stellantis pode ser uma excelente compra oportunista. Quando a Stellantis se recuperar, provavelmente haverá um ótimo retorno sobre o investimento.
  • Nissan : 64% dos revendedores pesquisados ​​esperam que o valor da Nissan diminua em 2025, um aumento impressionante de 23% em relação à pesquisa de 2023. Além disso, 58% dos revendedores não confiam na Nissan. No entanto, sua potencial fusão com a Honda, uma empresa que está se saindo muito bem, pode impulsionar a perspectiva dos revendedores e criar confiança.
  • Kerrigan também destaca que este pode ser outro momento oportunista para adquirir uma concessionária Nissan, já que a fusão, se acontecer, pode ter o potencial de mudar as coisas.
  • Hyundai : Embora a Hyundai tenha vendas incríveis, elas não tiveram um desempenho tão bom quanto o previsto na pesquisa. Ela ficou em segundo lugar em melhoria de valor esperada em 2023, atrás de sua marca irmã, a Kia. 28% dos revendedores esperam que o valor da Hyundai diminua em 2025, e 28% não confiam na franquia.

Kerrigan especula que esse declínio pode ser devido à aplicação de requisitos rigorosos de instalações pela Hyundai e ao maior envolvimento com atividades de fusões e aquisições.

Participação de mercado por segmento

No Kerrigan Advisor’s Q3 Blue Sky Report, a Stellantis teve a maioria das compras e vendas do segmento doméstico. A Nissan teve a maioria das compras e vendas dos importados não luxuosos, e a Infiniti teve a maioria das compras e vendas dos segmentos importados luxuosos.

Kerrigan destaca que esses dados revelam um mercado para essas franquias. Embora as pessoas estejam se desfazendo dessas franquias, para que uma transação funcione, deve haver um comprador disposto, e está claro que as pessoas estão aproveitando a oportunidade para fazer uma compra.

Perspectivas para o mercado de compra e venda em 2025

Kerrigan destaca que a administração Trump é muito pró-negócios, e ela testemunhou uma mudança muito distinta nos qualificadores de crescimento significativo desde a eleição. Além disso, as taxas de juros caíram, tornando o financiamento de aquisição mais atraente.

Além disso, as exigências mais rigorosas das instalações OEM também aumentarão a oferta, pois os revendedores tentarão sair de seus negócios para evitar investir muito capital em seus negócios.

Com todos esses fatores a serem considerados, Kerrigan acredita que 2025 será um ano muito ativo no mercado de compra e venda, com um tremendo aumento na demanda dos compradores.

Fonte: https://www.kerriganadvisors.com/in-the-news/erin-kerrigan-breaks-down-buy-sell-market-trends-and-dealer-sentiment

Sign up for our newsletter
Receive a newsletter about the dealership market in Brazil.



DBK Dealership Brokers

Let´s Talk?

Av. Getúlio Vargas, 874/ Sala 1707 - Funcionários - Belo Horizonte/MG - CEP: 30112-020.

en_USEN