A Kerrigan Advisors, consultoria de negócios para revendedores de automóveis nos EUA, publicou uma matéria relatando movimentações de compra e venda de concessionárias.
Vale a leitura para acompanhar o que está acontecendo no mercado americano.
Os níveis de lucro estão subindo mesmo com alta inflação e aumento das taxas de juros. Isso levou muitas concessionárias a se fundirem ou adquirirem completamente outras. Julho foi um mês quente para fusões e aquisições de concessionárias, uma tendência que provavelmente continuaremos a ver nos próximos meses.
Alguns resultados preliminares da Pesquisa com revendedores Kerrigan apontam na direção de que os revendedores estão satisfeitos com suas margens de lucro. As concessionárias com menos de três lojas também estão vendo pouca ou nenhuma mudança, enquanto as concessionárias que possuem mais de cinco locais físicos continuam a expandir e mesclar com outras empresas.
O primeiro nesta lista para grandes fusões é Lithia Motors . Em junho, a Lithia Motors comprou 9 concessionárias do Lehman Auto World. Haig Partners LLC, um conhecido consultor de compra/venda representou o lado da venda da transação. Agora, a Lithia Motors possui 9 concessionárias Lenham Auto World na área de Miami, incluindo Largo Honda, Doral Hyundai, Doral Kia, Doral Genesis, Lehman Subaru, Lehman Hyundai, Lehman Buick-GMC, Lehman Genesis e Lehman Mitsubishi.
O proprietário da Lenham Auto World estava pronto e feliz em vender as concessionárias enquanto planeja se aposentar. William “Bill” Lehman, Jr. assumiu sua primeira concessionária em 1967, que era de propriedade de seu pai primeiro. Espera-se que esta forte aquisição traga US$ 850 milhões em receita anualizada para a Lithia.
Fox Motors é o próximo na lista, pois esta grande empresa adquiriu três novas concessionárias em julho de Ken Garff Automotive. Fox Motors é um grupo automotivo baseado em Grand Rapids e agora possui Cadillac de Novi, Southfield Chrysler Dodge Jeep RAM e Taylor Chrysler Dodge Jeep RAM na área de Detroit.
As concessionárias vão operar com nomes diferentes, excluindo Cadillac da Novi. No entanto, o Southfield Chrysler Dodge Jeep Ram é agora o Chrysler Dodge Jeep RAM de Southfield. Taylor Chrysler Dodge Jeep também muda para Chrysler Dodge Jeep RAM de Taylor. Para facilitar a transição, a Fox Motors contratou 250 funcionários da Ken Garff Automotive.
Group 1 Automotive adquiriu três concessionárias e um centro de colisão em Louisiana neste verão. As concessionárias representam as marcas Mercedes-Benz, Sprinter, Land Rover, Jaguar e Volvo. Holmes European Motors era o proprietário anterior das concessionárias e do centro de colisão.
A Group 1 Automotive espera que a aquisição das concessionárias aumente a receita anual em pelo menos US$ 110 milhões. A empresa também abriu mão de duas concessionárias, vendendo sua franquia Hyundai em Houston, Texas, e uma franquia Volkswagen em Boston, Massachusetts.
A Kerrigan Advisors representou a Rede Automotiva Alan Jay quando vendeu suas concessionárias Alan Jay Toyota Sebring e Maserati & Alfa Romeo de St. Petersburg Florida. As duas grandes concessionárias foram vendidas ao Doherty Automotive Group de Lakeland e ao Qvale Auto Group de West Palm Beach, Flórida, respectivamente.
A equipe da Kerrigan Advisors já vendeu mais de 157 concessionárias desde que abriu suas portas em 2015. A Alan Jay Automotive Network está localizada principalmente na Flórida Central e possui e administra cerca de 12 marcas automotivas. A venda dessas três concessionárias também marca a 12ª e 13ª concessionárias vendidas pela equipe Kerrigan Advisors no estado da Flórida.
Grupo Automóvel de Morrie comprou Forest Lake Chevrolet e Forest Lake Chrysler-Dodge-Jeep & Ram em Minnesota do revendedor Randy Wilcox do Forest Lake Auto Group em 1º de julho. Morrie considera a concessionária uma, mas tecnicamente são duas, incluindo uma instalação separada para a franquia Jeep.
Confira o artigo na íntegra em: https://www.kerriganadvisors.com/dealership-mergers-and-acquisitions-keep-going-strong-in-july/