Acompanhar a movimentação do mercado americano de compra e venda de concessionárias sempre gera boas reflexões para o cenário brasileiro.
Confira entrevista publicada na Automotive News com os representantes da Hitchcock Automotive após a venda das últimas três concessionárias Toyota.
Tradução do artigo em português realizada pela DBK.
_____________________________
The Hitchcock Automotive vendeu suas últimas três concessionárias Toyota em fevereiro de 2022 após o falecimento de seu lendário fundador, Frederick “Fritz” Hitchcock.
A Toyota de Santa Barbara e de Northridge foi vendida para Van Tuyl Companies e a Toyota de Puente Hills vendida para Kaminsky Automotive.
A Kerrigan Advisors representou a Hitchcock Automotive na venda e teve a oportunidade de entrevistar Ted Hitchcock, filho do fundador Fritz Hitchcock, e Howard Hakes, presidente da Hitchcock Automotive, após a venda.
Howard Hakes: No início de 2021, não tínhamos intenção de vender a Hitchcock Automotive. Fritz, Ted e eu estávamos gostando do negócio e acreditávamos que os próximos anos seriam incríveis para o varejo de automóveis. Mas tragicamente Fritz faleceu inesperadamente em agosto passado e isso mudou tudo. Seu testamento dizia que deveríamos vender as lojas no caso de sua morte, então seguimos por esse caminho.
Ted Hitchcock: Esta foi uma decisão muito difícil para mim e minha família. O falecimento de meu pai, uma lenda no ramo automobilístico e fundador e patriarca da Hitchcock Automotive, foi devastador. Nasci e cresci no ramo automobilístico, trabalhando ao lado do meu pai. De repente, vender as concessionárias após sua morte foi uma das coisas mais difíceis que tive que fazer na minha carreira.
Ted: Não há dúvida de que a parte mais difícil de vender o negócio é que parecia o fim de uma era para nossa família. Meu pai amava duas coisas: a família e as concessionárias. Cresci rodeado de tudo o que é automóvel. Ele estava tão bem conectado em todos os aspectos da indústria, desde seu envolvimento com os fabricantes de equipamentos originais, como a Toyota até sua liderança em associações como a American International Automobile Dealers Association (AIADA) e a California New Car Dealers Association (CNCDA). A Toyota o homenageou com um programa de estágio, a AIADA tem um prêmio com o seu nome para o “chão de fábrica” e o showroom da CNCDA em Sacramento também leva seu nome. Embora a venda da Hitchcock Automotive tenha sido uma decisão difícil para nós, estamos felizes em saber que a paixão do meu pai pelo negócio de automóveis continuará com esses reconhecimentos da indústria.
Howard: Eu amei estar neste negócio durante a maior parte da minha carreira e trabalhar ao lado de Fritz. Consideramos todos os nossos colaboradores como uma família. Acho que essa foi a parte mais difícil de vender para mim – ter que dizer adeus a centenas de funcionários de longo prazo que apoiaram a Hitchcock Automotive ao longo das décadas em que estivemos no negócio. Nossos relacionamentos com nossos funcionários de longa data, bem como nossas muitas amizades no setor, serão o que mais sentirei falta no negócio.
Howard: Fritz era excepcional – ele não se importava apenas com suas próprias lojas, ele se preocupava com a indústria e retribuía à indústria que amava todos os dias. Sua missão na vida era tornar o negócio de carros o melhor possível. Ele realmente viveu o lema de que o cliente vem em primeiro lugar e também acreditava apaixonadamente em tratar bem os funcionários. Como você pode imaginar, escolher compradores que dariam continuidade ao legado Fritz de atendimento excepcional ao cliente e ao funcionário era de extrema importância para Ted e para mim.
Ted: Embora fosse difícil ocupar o lugar do meu pai no negócio, ficamos felizes em ver Larry Van Tuyl, outro lendário concessionário, adquirir nossas lojas Santa Barbara e Northridge Toyota. Meu pai sempre admirou Larry e seu sucesso no negócio de carros, e achamos que ele seria um excelente administrador dessas lojas. Além disso, conhecemos a família Kaminsky, que adquiriu nossa loja Toyota de Puente Hills, há décadas. O falecido Bob Kaminsky era um amigo próximo de meu pai e sei que ele ficaria feliz em saber que os filhos de Bob, Greg e Gary Kaminsky, agora são os donos daquela loja.
“A escolha de compradores que dariam continuidade ao legado Fritz de atendimento excepcional aos clientes e funcionários era de extrema importância para Ted e para mim”. Howard Hake
Ted: Fiquei surpreso com a rapidez com que o processo de venda foi realizado pela Kerrigan Advisors. Eles realmente gerenciaram tudo para que não pudéssemos perder nenhum detalhe, nos ajudando em todas as etapas, inclusive gerenciando todo o processo de due diligence com os compradores. Isso foi inestimável para nós e contribuiu para um fechamento muito eficiente.
Howard: Além da velocidade com que a Kerrigan Advisors gerenciou o processo de venda, fiquei impressionado com a força da marca Toyota no mercado e o entusiasmo por nossas lojas. Sempre acreditamos que a Toyota é a melhor concessão do mercado e esse processo de venda realmente confirmou isso para mim. A demanda por franquias da Toyota, mesmo em um mercado de varejo automobilístico mais difícil como a Califórnia, foi incrível. Sou grato ao pessoal da Toyota por tudo o que fazem para garantir que seus concessionários sejam bem-sucedidos. Isso realmente mostra a tremenda demanda do comprador por suas concessões e as altas avaliações que eles recebem.
Howard : O ambiente de varejo automotivo de hoje está evoluindo aparentemente diariamente com novos anúncios sobre eletrificação, conectividade e varejo digital. Embora eu esteja confiante de que os concessionários continuarão a encontrar maneiras de ter sucesso, independentemente dos desafios que o futuro reserva, acho que o negócio será bem diferente nas próximas décadas, especialmente nos mercados metropolitanos, onde a tecnologia é adotada mais rapidamente. Isso foi certamente algo que discutimos muito com Fritz e colocamos no plano estratégico das suas concessionárias.
Ted: Eu acho que será interessante ver na próxima década os veículos elétricos entrando no mercado de forma significativa. Estou animado para ver como os concessionários se ajustarão à medida que a indústria e os veículos mudam tão drasticamente e as vendas on-line se tornam uma parte maior do modelo de varejo.
Ted: À medida que os negócios se tornam mais valiosos, ficará mais difícil para os grupos familiares adquiri-los, principalmente concessões importantes como a Toyota. Acho que veremos mais consolidação de grandes grupos possuindo uma porcentagem maior do mercado, principalmente nas principais áreas metropolitanas.
Howard: Com os grandes grupos automotivos crescendo, acho que isso se tornará um negócio mais difícil para os titulares de ponto único no futuro. Espero que mais famílias, como a nossa, decidam vender em vez de tentar caminhar pelas mudanças que chegam ao setor, especialmente se as avaliações permanecerem tão altas.
Howard: Eu tive um relacionamento com Erin e Ryan Kerrigan nos últimos 10 anos. Fritz sempre admirou o trabalho e dedicação aos seus clientes, muitos dos quais eram nossos amigos. Então, a decisão mais fácil que tivemos de tomar em todo esse processo foi escolher a Kerrigan Advisors. Eles realmente cuidam de tudo para seus clientes, desde preparar as finanças e encontrar os melhores compradores até gerenciar todo o processo de due diligence e garantir um fechamento tranquilo. Sempre soubemos que eles eram bons no que faziam, mas essa experiência de venda nos provou que são os melhores.
Ted: Fritz sempre respeitou a Kerrigan Advisors e o negócio que Erin e Ryan construíram. A equipe é excepcional em tudo o que faz e, como nós, eles colocam seus clientes em primeiro lugar. Foi a única empresa que consideramos.
Fonte: https://www.autonews.com/sponsored/interview-hitchcock-automotive