O advogado e contador Márcio de Lima Leite assumiu nesta manhã o comando da Anfavea, entidade que representa as montadoras com fábricas no Brasil, com um discurso cobrando que o setor tem de pensar grande. Leite é vice-presidente de assuntos jurídicos, tributários e de relações institucionais da Stellantis na América do Sul. Ele entrou na Fiat há 21 anos, antes trabalhou por quase uma década nas consultorias KPMG and Deloitte, e fica no comando da entidade até 2025.
Durante a posse, o novo presidente da Anfavea destacou que o maior desafio das montadoras hoje é manter sua competitividade. Ele lembrou que o setor tem capacidade para produzir 4,5 milhões de unidades e condições de competir em vários mercados. “Desafio é competitividade da porta para fora. Temos produtos competitivos em qualquer país do mundo”, disse durante a posse. “Temos produtos que são desejados em outros mercados.”
Segundo o executivo isso se aplica a todos os segmentos de produção, dos carros mais leves aos caminhões pesados. Ele destacou o design brasileiro e o conhecimento de engenharia como pontos fortes do país. “Temos talento e capacidade de influenciar o mundo neste momento.”
Leite também destacou a importância de manter vivo o que chamou de “ecossistema de fornecedores”. Ele classificou como “robusta” a rede de fornecedores e chamou a atenção para que as montadoras fiquem atentas em manter esse grupo em operação. Segundo ele, são 98 mil empresas que vivem dentro desse “ecossistema”.
“O que estamos fazendo hoje com essa rede de fornecedores? Temos de trazer investimento para o país. Senão tivermos uma base industrial forte, não é possível pensar em competitividade”, defendeu. Leite disse ainda que é preciso pensar nisso agora, com senso de urgência.