A Volvo e a Momentum Dynamics anunciaram o início de uma série de testes que, se derem certo, poderão ser a resposta que tantos procuram para impulsionar ainda mais o mercado de carros elétricos no mundo: um carregamento mais eficaz.
A parceria entre as empresas decretou que uma pequena frota de táxis, toda formada por carros XC40 Recharge, da Volvo, será “cobaia” para uma tecnologia inovadora de carregamento sem fio.
O local escolhido para a experiência foi a cidade de Gotemburgo, segunda maior da Suécia e que abriga a sede mundial da Volvo. A área fica na chamada Zona Verde, que é usada com frequência para testes de novas tecnologias.
A Volvo informou que os táxis selecionados para os testes passarão por uma verdadeira maratona. Eles serão utilizados, em média, 12 horas por dia e percorrerão 100 mil quilômetros em um ano para comprovar a durabilidade da tecnologia.
Na verdade, a Volvo é a segunda empresa a testar carregadores sem fio desenvolvidos pela Momentum. Em 2020, juntamente com outra empresa, a Cabonline, a Jaguar Land Rover testou sistema similar e colocou 25 Jaguar I-Pace para rodar em Oslo, na Noruega.