A inteligência artificial (IA) tem remodelado a sociedade com o poder de elaborar soluções para antigos problemas, trazendo avanços para diferentes indústrias. Um destes setores é o automotivo, que obviamente também tem desfrutado dos benefícios da IA. Novos recursos de segurança, conectividade e condução autônoma são apenas alguns itens em que se pode citar como exemplo de aplicação da IA em veículos.
De acordo com um estudo da empresa global de consultoria Mordor Intelligence, espera-se que o mercado de IA na indústria automotiva cresça 30% até 2029. Atualmente avaliado em US$ 2,3 bilhões, este mercado deve atingir US$ 16,2 bilhões até 2026, representando um crescimento de mais de 30%. O aumento da demanda global por condução autônoma está impulsionando esse crescimento. Ainda de acordo com a Mordor Intelligence, estima-se que até 2030, entre 12% e 17% das vendas totais de veículos serão compostas por carros autônomos. As normas e regulamentações relativas à condução têm feito com que OEMs em todo o mundo realizem investimentos em sistemas avançados de assistência ao motorista, visão computacional e sistemas de carros conectados.
Diante desse cenário, grandes empresas de tecnologia têm atuado para o desenvolvimento da IA no setor automotivo, como com a fabricação de processadores que possibilitem a utilização de recursos avançados em automóveis. Exemplos de aplicações que são possíveis com o uso destes processadores incluem piloto automático adaptativo, assistência para manutenção de faixa e frenagem pré-colisão, detecção de objetos multisensor em tempo real, estacionamento automatizado, visualização surround 3D e monitoramento de motorista. Além disso, sistemas de infoentretenimento serão capazes de proporcionar aos passageiros a execução de múltiplas tarefas, permitindo que usuários permaneçam conectados em todo lugar e contém com o desempenho que já estão habituados a lidar ao utilizar notebooks e desktops.
Essas soluções e sistemas são apenas alguns exemplos de como empresas de tecnologia contribuem com o desenvolvimento da indústria automotiva, neste caso, com o fornecimento de plataformas de computação poderosas para execução da IA em diferentes recursos dentro deste mercado. É gratificante poder contribuir não só para o avanço da mobilidade nas grandes cidades, mas na construção de um futuro eficiente em relação a mobilidade, conectividade e segurança.
Para a sociedade, os impactos reais da IA no mercado automotivo são imensuráveis. Países que enfrentam um envelhecimento avançado da população ou até mesmo pessoas com necessidades especiais, podem se beneficiar de carros autônomos alimentados por a IA para terem uma mobilidade ágil e segura. Passageiros podem contar com recursos avançados de segurança e conectividade em automóveis, aproveitando o máximo desempenho onde quer que estejam. E montadoras e fabricantes de veículos terão a seu alcance plataformas de computação avançadas e processadores de alto desempenho para criar veículos inteligentes, sustentáveis e que atendam às necessidades especificas de seus clientes.
Sergio Santos, diretor geral da AMD no Brasil.