DBK News

Como vocês estão avaliando as concessionárias em 2024?

A National Business Brokers, uma das principais empresas de intermediação de compra e venda de concessionárias nos EUA, participou do NADA SHOW 2024 que aconteceu em Las Vegas no início de fevereiro. 

Segundo Jeff Rockwarger, Vice Presidente Senior, a pergunta que mais escutou dos titulares de concessionárias que visitaram o estande da NBB foi: “Como vocês estão avaliando as concessionárias? ”. 

Confira artigo publicado no site da empresa com resumo da resposta. 

Tradução livre realizada pela DBK. 

 

Foi ótimo conversar com tantos titulares em nosso estande no NADA Show deste ano. A pergunta que recebia de compradores, grandes e pequenos, era: “Como vocês estão avaliando as concessionárias?”.

Tivemos ótimas conversas sobre esse assunto. Descobri que minha resposta se resumia a três coisas:

– Desempenho em 2023

Como os “resultados” da sua concessionária em 2023 se comparam aos anos 2020-2022? Se os resultados de 2023 fossem semelhantes aos de 2020-2022, isso daria validade aos resultados da era pandêmica. Se houve um declínio nos resultados de 2023, então os números de 2020-2022 precisarão ser descontados até certo ponto. Se 2023 saiu do mapa ou regressou aos números de 2019, então o desempenho da pandemia deve ser posto de lado. Os compradores certamente verão assim quando fizerem ofertas.

– Proforma

Deixe de lado os fatos históricos e me diga como é sua proforma. (O conservador, não aquele que você gostaria que fosse.)

O limite máximo do que alguém está disposto a pagar em ágio por uma concessionária deve sempre ser baseado na proforma para os primeiros 1-3 anos de propriedade. Não importa qual o valor que lhe é apresentado, nem necessariamente os resultados dos anos anteriores. O que importa é o que você acredita que pode alcançar sendo dono da concessionária. Se você não acredita que pode fazer melhor do que o vendedor fez nos últimos 3 a 5 anos, quase independentemente do preço, você não deve comprá-lo.

– Desconsiderar múltiplos

Geralmente, desconsidere os múltiplos ao determinar o valor.

Múltiplos são úteis como ferramenta comparativa, mas isso é tudo. Os múltiplos ajudam a fornecer contexto para marcas no mercado automotivo mais amplo. Mas os múltiplos não são muito úteis na determinação do valor. Porque por si só eles não levam em conta o mercado, as localizações dentro de um mercado, ponto único ou não – eu poderia continuar com este exercício por um tempo.

 

O valor é função de uma infinidade de fatores – sua presença existente, a força de sua bancada, o custo de capital, “requisitos de ROI”, CSI, SSI e assim por diante.

Como você sabe por experiência própria, não existe um mecanismo padronizado para determinar o valor. E para complicar ainda mais as coisas, cada comprador pode ver o valor de forma diferente, dependendo do que traz para a mesa em termos de operações e de quais características específicas tornam uma loja atraente para eles por motivos pessoais ou comerciais.

Um vendedor sempre precisa entender como o comprador verá o negócio. Em última análise, o mercado decidirá quanto vale uma concessionária. Mas, fazendo as pesquisas adequadas e fazendo as perguntas certas, podemos chegar muito perto de prever qual será o valor de mercado.

 

Se você quiser saber qual seria o valor da sua concessionária se você a colocasse no mercado hoje, entre em contato. Todas as conversas são confidenciais e sem compromisso.

Jeff Rockwarger

Vice presidente Senior

Artigo original disponível em: https://www.nationalbusinessbrokers.com/post/how-are-you-valuing-stores-in-2024

assine nossa newsletter
Receba newsletter sobre o mercado de concessionárias no Brasil.



DBK Dealership Brokers

Vamos Conversar?

Av. Getúlio Vargas, 874/ Sala 1707 - Funcionários - Belo Horizonte/MG - CEP: 30112-020.

pt_BRPT_BR