DBK News

JLR ressalta importância do Brasil em meio à reestruturação global

Empresa passa por grande reformulação, que inclui até renovação de marcas

Range Rover é uma das quatro marcas da JLR

A JLR passa pelo momento de maior transformação global desde o anúncio de seu plano estratégico “Reimagine” em 2023. A empresa mudou de nome (de Jaguar Land Rover para JLR), reestruturou áreas e até alterou seu portfólio de marcas.

Essas mudanças também foram realizadas no Brasil A decisão mais impactante foi a suspensão temporária da importação de modelos da Jaguar. A medida vale até meados de 2026, quando a marca terá concluído seu radical processo de renovação.

JLR destaca alta das marcas Defender e Range Rover no Brasil.

João Oliveira está no comando da JLR desde 2022.

Com tantas novidades, Automotive Business conversou com João Oliveira, CEO da JLR América Latina e Caribe. O executivo está no comando da fabricante desde julho de 2022, quando trocou a Volvo Cars pela concorrente administrada pela Tata Motors.

Em entrevista exclusiva, Oliveira falou sobre o processo de renovação da empresa no Brasil, onde a empresa mantém uma fábrica em Itatiaia (RJ), e comentou sobre o desempenho das marcas por aqui.

Automotive Business: Como está o processo estratégico da JLR no Brasil? Além da suspensão temporária das importações de carros novos da Jaguar, há outra medida que foi ou será tomada em breve no mercado brasileiro?

João Oliveira: A estratégia da JLR no Brasil segue alinhada à visão global da empresa e se baseia na filosofia do luxo moderno e na sustentabilidade. O momento da Jaguar faz parte de um reposicionamento estratégico da marca, com um novo foco e direcionamento global.

O Brasil continua sendo um mercado importante para a JLR, aportando volume e inovação para a matriz, reforçando o compromisso da empresa com a região.

Jaguar rompeu com conservadorismo que marcou sua história.

Recentemente, um diretor da JLR disse em entrevista que a Jaguar precisa conquistar uma nova base de clientes sem esquecer dos atuais. Essa linha de raciocínio também pode ser aplicada para o Brasil?

O reposicionamento da Jaguar é uma estratégia global que busca estabelecer uma identidade única dentro da estrutura “House of Brands” da JLR, ao mesmo tempo em que preserva o legado e a base de clientes da marca. A ideia é atrair um público que valoriza inovação, design e eletrificação, sem deixar de oferecer experiências diferenciadas para quem reconhece a Jaguar como referência em luxo e performance.

Em 2023, houve o anúncio de que a marca Land Rover seria descontinuada, como parte do plano de reestruturação da JLR. Como está o processo de transição para as demais marcas da linha – no caso Defender, Discovery e Range Rover?

A reestruturação da JLR segue o conceito de “House ofBrands”, que faz parte da estratégia global Reimagine, buscando fortalecer a identidade individual de cada uma das quatro marcas da JLR: Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar.

Esse processo não significa a descontinuação do legado da Land Rover, mas sim a transição para um posicionamento mais claro e distinto, eliminando ambiguidades e reforçando a proposta única de cada linha de produto.

Atualmente, a transição está sendo conduzida de forma estratégica e gradual, com um trabalho de branding e comunicação para consolidar Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar como marcas independentes.

O objetivo é, no mercado de alto luxo, criar uma conexão ainda mais forte com os consumidores, proporcionando experiências mais personalizadas e alinhadas às expectativas de cada público.

A Range Rover se posiciona como a marca que eleva a vida dos líderes, combinando tecnologia de ponta, design sofisticado e excelência em luxo. A Defender é voltada para um perfil desbravador, servindo como um meio para alcançar objetivos com confiança. A Discovery continua sendo a marca voltada para famílias e grupos que buscam explorar o novo, com foco em conforto, espaço e tecnologia.

Já a Jaguar retoma sua filosofia original de “CopyNothing” e resgata o espírito e a essência da marca em sua melhor forma.

Como estão as vendas das quatro marcas no Brasil, inclusive em relação a números?

Seguimos uma estratégia focada por marca no Brasil, acompanhando o posicionamento global e fortalecendo cada uma das quatro marcas dentro do mercado local.

Em 2024, registramos crescimento em todas as linhas, com o mix de vendas composto por Defender (20%), Discovery (36%), Range Rover (39%) e Jaguar (5%), com destaque para o Defender, que esteve entre os 10 modelos de luxo mais vendidos em dezembro, segundo a Fenabrave.

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/noticias/jlr-ressalta-importancia-brasil-reestruturacao-global 

 

assine nossa newsletter
Receba newsletter sobre o mercado de concessionárias no Brasil.



DBK Dealership Brokers

Vamos Conversar?

Av. Getúlio Vargas, 874/ Sala 1707 - Funcionários - Belo Horizonte/MG - CEP: 30112-020.

pt_BRPT_BR