A BMW e a Toyota vão adotar o sistema de carregamento da Tesla a partir de 2025. A montadora alemã informou que os proprietários de veículos elétricos com tomada Combined Charging System (CCS) terão acesso à rede Supercharger da Tesla no início de 2025 através de um adaptador.
Ainda no caso da BMW, a empresa também começará a produzir seus veículos elétricos com este padrão de carregamento já integrado ao carro neste mesmo ano.
Já a Toyota informou que assinou um acordo para adotar a tecnologia de carregamento de veículos elétricos da Tesla também a partir de 2025.
Ford, General Motors e Nissan estão entre as outras montadoras que adotaram o North American Charging Standard (NACS) da Tesla. O que aproxima o sistema de plugue e carregamento da empresa de Elon Musk de se tornar o padrão da indústria.
A BMW informou que a sua atual linha de elétricos – iX , i4 e i7 -, além do Mini Cooper S E e do ultraluxuoso Rolls-Royce Spectre vêm equipados com o plugue CCS para carregamento rápido.
Já a Toyota incorporará as portas NACS em alguns EVs Toyota e Lexus, incluindo o novo crossover Toyota que será montado em sua fábrica em Kentucky, nos Estados Unidos, afirmou a montadora japonesa.
Rede da Tesla já representa 60% dos carregadores dos EUA
A empresa informou que os atuais proprietários de veículos Toyota e Lexus equipados com CCS terão acesso a um adaptador para permitir o carregamento NACS, também a partir de 2025.
A rede Supercharger da Tesla é amplamente reconhecida como superior a muitas estações de carregamento de veículos elétricos de terceiros, a maioria das quais dispõe plugues CCS e o padrão de carregamento CHAdeMO, menos utilizado.
A empresa afirma ter 45 mil Superchargers em todo o mundo, 12 mil dos quais localizados nos EUA. Segundo o Departamento de Energia dos EUA, o NACS da Tesla já representa cerca de 60% dos carregadores rápidos no país.