A Toyota deve lançar, “nos próximos anos”, uma linha de carros elétricos equipados com baterias de estado sólido, segundo Vikram Gulati, chefe da Toyota Kirloskar Motor. A mudança fará com que os modelos tenham um ganho absurdo não apenas na autonomia por carga, mas, também, na rapidez com que o sistema poderá ser recarregado. A promessa é de uma recarga de apenas 10 minutos.
A empresa participou de uma cúpula sobre investimentos globais do setor automotivo na Índia e, em conversa com os jornalistas presentes ao evento, fez essa declaração que promete revolucionar o segmento.
Recarga em 10 minutos é a promessa
De acordo com Vikram Gulati, a ideia é ir trabalhando aos poucos no desenvolvimento dos novos modelos de bateria de estado sólido e, com isso, também ampliar, gradativamente, o alcance por carga dos carros elétricos, além de diminuir o tempo necessário para uma recarga completa do sistema.
O primeiro passo será a implementação de um conjunto de baterias mais modernas, ainda de íons de lítio, mas com o “sobrenome” Performance. Elas chegariam em 2026 para dar um “up” de 20% na autonomia dos carros e reduzir o tempo de recarga para 20 minutos.
Segundo os dados divulgados pelo executivo durante o evento realizado na Índia, a projeção é que as baterias de “estado sólido 1” comecem a equipar os carros da marca entre 2027 e 2028 e, assim, ofereçam autonomia superior a 1.000 km por carga, com redução do tempo de carregamento para apenas 10 minutos.
Projeção da Toyota é ter baterias de estado sólido a partir de 2027 (Imagem: Divulgaçãio/Toyota)
As baterias de “estado sólido 2”, ainda mais avançadas e duráveis, entrariam em cena mais para o final da década, oferecendo autonomia ainda maior, de mais de 1.200 km por ciclo, e “tempo a jato de recarga” — ainda não mensurado.