No próximo ano, o consumidor brasileiro conhecerá os carros de duas novas marcas chinesas: Omoda e Jaecoo, que pertencem à Chery, a marca representada no país pelo grupo brasileiro Caoa. Mas chegam para atuar de forma independente e formarão uma empresa que leva o nome das duas: Omoda l Jaecoo. As novas marcas vão vender modelos híbridos e elétricos importados da China.
O plano, segundo informações da empresa, é já em 2024 lançar três modelos em diferentes versões. Os veículos serão equipados com as tecnologias híbrida leve (motores a combustão e elétrico funcionando ao mesmo tempo), híbrida plug-in (que pode ser carregada na tomada, mas também tem um motor a combustão) e 100% elétrica.
Com sede em Wuhu, na província de Anhui, assim como as demais marcas chinesas, o grupo tem um plano de expansão global. A empresa informou que, além da China, já estabeleceu bases de engenharia, pesquisa e desenvolvimento nos Estados Unidos e Europa. A ideia é estar em 30 países até o fim de 2024.
O nome Omoda surgiu de “modern” (moderno, em inglês). A Jaecoo surge como uma marca que busca ser identificada com a tendência “off-road” urbana.
No Brasil, a empresa está na fase de formação de equipe e de escolha de escritório central.
Por meio de nota, a empresa informou que “o recente anúncio do governo brasileiro sobre a volta do Imposto de Importação para veículos eletrificados, em janeiro de 2024, não impacta achegada da companhia ao país”.