DBK News

Resultados da pesquisa “The Kerrigan Dealer Survey 2023”

Anualmente, a Kerrigan Advisors realiza uma pesquisa com proprietários de concessionárias para avaliar a percepção sobre o mercado automotivo americano.

 O relatório final é baseado nas respostas de mais de 650 titulares que compõem o banco de dados da Kerrigan Advisors, umas das maiores empresas de compra e venda de concessionárias nos Estados Unidos.

Confira o artigo analisando os dados que foram coletados entre junho a outubro de 2023 e traduzido para o português pela DBK.

Resultados da pesquisa “The Kerrigan Dealer Survey 2023”

A quinta pesquisa anual de concessionários da Kerrigan Advisors foi projetada para avaliar o sentimento dos titulares sobre o valor futuro de seus negócios, planos de crescimento, expectativas de lucros, bem como perspectivas sobre valores de bandeira e seus níveis de confiança nas montadoras. 

Os resultados da pesquisa deste ano revelaram que a maioria dos titulares ainda tem uma perspectiva positiva sobre a avaliação nos próximos 12 meses, com 52% projetando que as fortes avaliações de 2023 se sustentarão em 2024 e 21% esperando um aumento no próximo ano. Dito isto, mais de um quarto dos titulares (27%) esperam que as avaliações diminuam nos próximos 12 meses, o nível mais elevado desde o início da pesquisa em 2019, e quase o dobro dos níveis de 2019 e 2020. 

A redução nas expectativas de avaliação é consistente com as opiniões dos titulares sobre a rentabilidade futura (ver gráfico). Apenas 15% dos concessionários inquiridos projetam um aumento nos lucros nos próximos 12 meses, enquanto 38% esperam um declínio. Curiosamente, 47% projetam que os lucros permaneçam iguais em 2024, um aumento de seis pontos percentuais em relação ao ano passado e uma indicação de que os lucros atuais, que permanecem muito acima dos níveis pré-pandemia, refletem níveis normalizados na opinião de mais concessionários.  

Com um número crescente de concessionárias a registar uma queda nos lucros nos próximos 12 meses, não é surpreendente ver um aumento no número de concessionários que procuram uma venda, embora ainda seja uma pequena minoria. 6% dos titulares pesquisados ​​planejam vender uma ou mais concessionárias nos próximos 12 meses, três vezes os resultados de 2022. Dito isto, quase 50% dos concessionários ainda planeiam expandir os seus negócios e 47% pretendem adicionar um ou mais concessionárias.

A Kerrigan Advisors atribui esta tendência de crescimento às contas de capital significativas dos concessionários, como resultado de mais de três anos de lucros recordes. A Kerrigan Advisors estima que a indústria acumulou mais de 200 mil milhões de dólares em lucros antes de impostos desde 2020. Além das crescentes contas de capital, a maioria dos titulares (62%) acredita que os lucros permanecerão no nível elevado de 2023 ou aumentarão nos próximos doze meses. Isto indica que a maioria dos concessionários não acredita que os lucros reverterão para os níveis anteriores à Covid num futuro próximo, ou nunca, o que é um bom presságio para a continuação de uma tendência de crescimento entre os concessionários.

Resultados da pesquisa “The Kerrigan Dealer Survey 2023” por bandeira

Nota: Esses resultados refletem a visão coletiva dos 650 titulares pesquisados, independentemente da propriedade específica da concessionária de um titular.

Embora a maioria dos titulares pesquisados ​​acredite que as concessionárias individuais aumentarão ou permanecerão iguais em valor durante os próximos 12 meses, todas as concessionárias registraram uma redução na porcentagem de titulares que projetam um aumento no valor, juntamente com um aumento na porcentagem de titulares que esperam um declínio no valor, em comparação com 2022. A Kerrigan Advisors acredita que esses resultados são um reflexo do crescente descontentamento dentro do corpo de titulares em relação às estratégias de veículos elétricos (“EV”) das montadoras e aos crescentes estoques de EV nos lotes de muitos concessionários. 

Maiores ganhos de avaliação esperados: Kia, Hyundai, Lexus, Toyota, Porsche

  • Mais de 30% dos titulares pesquisados ​​esperam que o valor dessas cinco bandeiras aumente nos próximos 12 meses.
  • Isto marca o segundo ano em que Kia e Hyundai lideram esta lista e ultrapassam a Toyota.
  • Notavelmente, os resultados da Kia são mais que o dobro da média da indústria.

Menos probabilidade de declínio de valor: Lexus, Toyota, Porsche, BMW

  • 90% ou mais dos titulares pesquisados ​​esperam que o valor dessas quatro bandeiras aumente ou permaneça o mesmo nos próximos 12 meses.  
  • É importante ressaltar que esta é a mesma lista do ano passado.

Maiores quedas de avaliação esperadas: Lincoln, Infiniti, CDJR, Ford, Buick GMC, Nissan

  • Mais de 40% dos titulares pesquisados ​​esperam que o valor dessas bandeiras diminua nos próximos 12 meses.
  • Notavelmente, os resultados da Lincoln e da Infiniti são mais que o dobro da média da indústria, de 28%.

A Kerrigan Advisors questionou novamente os titulares sobre o impacto esperado das mudanças planejadas pela montadora no modelo da concessionária na lucratividade futura. A maioria dos concessionários está menos preocupada do que estava em 2022 com o fato de as mudanças terem impacto na sua rentabilidade futura, com quase todas as bandeiras a registrarem um aumento notável na percentagem de concessionários que não esperam nenhum impato na rentabilidade das mudanças. A Kerrigan Advisors acredita que esta melhoria acentuada em relação à pesquisa aos titulares de 2022 é o resultado do ceticismo dos concessionários relativamente à capacidade das montadoras de executarem as alterações propostas e as estratégias de veículos elétricos, especialmente dada a fraca procura dos consumidores por veículos elétricos.

Pela primeira vez desde que a Kerrigan Advisors começou a consultar os titulares, nossa empresa perguntou sobre os níveis de confiança dos concessionários em cada bandeira. Os resultados foram bastante dignos de nota e refletiram o sentimento em relação às mudanças nas estratégias de varejo. A Toyota obteve de longe os melhores resultados, com 72% dos titulares indicando que tinham um alto nível de confiança na franquia, mais de três vezes superior à média da pesquisa. Por outro lado, 46% dos concessionários relataram que não tinham confiança na Ford, consistente com a expectativa de um declínio na rentabilidade futura da bandeira Ford devido à futura estratégia de varejo de EV/futura da montadora.

‍Mudanças notáveis ​​para bandeiras específicas (2023 versus 2022)

CDJR – A CDJR viu um aumento notável no número de titulares que esperam que o valor da bandeira diminua, de 24% em 2022 para 53% em 2023 – um aumento de 29 pontos percentuais. A Kerrigan Advisors espera que este sentimento negativo do titular seja um reflexo dos níveis crescentes de estoque da CJDR e da falta de gastos com incentivos. Os concessionários estão preocupados que a Stellantis continue a abastecer o mercado com veículos novos, resultando num regresso aos lucros brutos pré-pandemia em veículos novos e num declínio substancial na rentabilidade dos concessionários. Consistente com esta mudança, a CJDR ficou em 2º lugar, atrás da Ford, como a bandeira que mais esperava ver um declínio nos lucros e no valor como resultado das mudanças no varejo, acima do 8º lugar na pesquisa do ano passado. Além disso, 38% dos titulares não confiam na CJDR, colocando a montadora como a 5ª franquia menos confiável.  

FORD – A Ford continua sendo a bandeira com maior probabilidade de ver um declínio nos lucros como resultado das mudanças da montadora em seu modelo de varejo. Consistente com este sentimento negativo, a Ford é a franquia bandeira com menos expectativa de ver um aumento na avaliação nos próximos 12 meses. Estes resultados refletem a falta de confiança dos concessionários na montadora, sendo a Ford classificada como a bandeira menos confiável – 46% dos concessionários inquiridos relataram que não tinham confiança na Ford, a percentagem mais elevada de qualquer franquia. A Kerrigan Advisors espera que esse sentimento negativo tenha impacto no futuro múltiplo céu azul e na avaliação da bandeira da Ford.

KIA – Esta bandeira ultrapassou a Toyota pela primeira vez em 2022 para se tornar a bandeira com maior expectativa de valorização nos próximos 12 meses. Impressionantemente, sustentou os seus melhores resultados em 2023. Notavelmente, a Kia registou um dos maiores aumentos nas expectativas de lucro positivo como resultado das mudanças esperadas no seu modelo de concessão e foi classificada como a 8ª bandeira mais confiável. Esses resultados positivos são consistentes com a atualização do múltiplo de bandeira da Kia pela Kerrigan Advisors no segundo trimestre de 2023 e com as perspectivas positivas para 2024.

TOYOTA – A Toyota continua apresentando desempenho superior em todos os níveis. Mais notavelmente, a Toyota é a bandeira mais confiável pelos titulares, marcando 17 pontos percentuais a mais que seu concorrente não luxuoso mais próximo, Subaru. Esta liderança monumental na equação de confiança resultou na bandeira tendo o maior aumento esperado nos lucros como resultado das mudanças no varejo da montadora, com apenas 7% esperando um declínio, o segundo nível mais baixo atrás de sua bandeira irmã, Lexus. O mais impressionante é que, apesar de ter o maior múltiplo de todas as bandeiras não luxuosas, os titulares esperam que o valor da bandeira continue a aumentar. Esses resultados são consistentes com a demanda dos compradores que a Kerrigan Advisors vê para as bandeiras da Toyota, que ocupa a posição mais alta no setor de bandeiras não luxuosas.

__________________________________________________________________

Os resultados da pesquisa “The Kerrigan Dealer Survey 2023” de 2023 demonstram as mudanças no ambiente de varejo de automóveis e as perspectivas dos titulares sobre as montadoras. A maioria dos titulares prevê que os lucros e as avaliações permanecerão ou subirão acima dos níveis pós-pandemia ao longo dos próximos 12 meses, embora uma minoria cada vez maior tenha uma perspectiva mais negativa. Quase metade dos concessionários pretende adquirir concessionárias nos próximos 12 meses, apesar das taxas de juro mais elevadas, uma indicação de uma perspectiva global positiva da indústria para lucros futuros e margens sustentabilidade mais elevadas. Dito isto, os titulares têm opiniões distintas sobre bandeiras específicas, com certas montadoras provocando falta de confiança nos lucros futuros das bandeiras, enquanto outros ganham um alto nível de confiança e fortes expectativas de lucro.  

Com base nestes resultados, a Kerrigan Advisors acredita que há mais risco para as avaliações e para o mercado de compra/venda em 2024, embora esperemos que a atividade de transações permaneça elevada à medida que os titulares procuram adicionar escala aos seus negócios, mobilizar capital para a expansão e acreditam que as mudanças no varejo terão impacto mínimo nos lucros futuros. 

 

A Metodologia

Os dados da pesquisa “The Kerrigan Dealer Survey 2023” foram coletados da pesquisa anual da Kerrigan Advisors sobre concessionárias de automóveis em conjunto com a emissão do “Relatório Blue Sky”. A pesquisa é baseada em mais de 650 respostas anônimas de concessionáras de automóveis no banco de dados de titulares proprietários da Kerrigan Advisors. As respostas foram coletadas de junho de 2023 a outubro de 2023.

O relatório completo e original foi publicado pela Kerrigan no link: https://www.kerriganadvisors.com/our-reports/dealer-survey

assine nossa newsletter
Receba newsletter sobre o mercado de concessionárias no Brasil.



DBK Dealership Brokers

Vamos Conversar?

Av. Getúlio Vargas, 874/ Sala 1707 - Funcionários - Belo Horizonte/MG - CEP: 30112-020.

pt_BRPT_BR