DBK News

Por que vender sua concessionária? 6 Dicas antes de tomar a decisão.

Vender um negócio nunca é uma decisão fácil. Pode ser uma experiência gratificante – pessoal e financeiramente – mas é complicado em todos os níveis. Já que isso com certeza muda a vida!

Confira o depoimento de Jeff Rochwarger, vice-presidente sênior da National Business Brokers, com algumas dicas valiosas que respondem essa pergunta. (Conteúdo traduzido para o português pela DBK).

Em tempo, a NBB foi fundada em 1978 com o objetivo de fornecer corretagem profissional de negócios, avaliações de negócios e serviços intermediários. Em 1984, a NBB formou sua divisão automotiva e desde então se tornou a maior e mais experiente corretora de concessionárias dos Estados Unidos.

Trabalho com titulares há décadas em vários cargos no setor, e o trabalho mais significativo que fiz foi ajudá-los a fazer a transição para a aposentadoria no final de suas carreiras.

Como vender o seu negócio nunca é fácil, descobri que, se os titulares reservarem um tempo para olhar para frente e esclarecer algumas questões importantes, eles encontrarão o fechamento que procuram e valorizando o que construíram.

Espero que as dicas a seguir sejam úteis para você também.

     – Jeff Rochwarger SVP Região Sudeste, National Business Brokers

1) Conheça os motivos de uma venda

Seja rigorosamente honesto consigo mesmo sobre seus motivos para vender. Mentir para si mesmo apenas atrasará o conhecimento da verdade, e isso pode levar ao remorso do vendedor.

Talvez você esteja vendendo porque não tem um familiar ou funcionário que queira comprar a concessionária. Talvez você queira se aposentar ou precise liquidar o negócio por motivos de saúde. Às vezes, uma parceria ou um casamento está se desfazendo e requer uma venda. Existem milhares de motivos potenciais para vender, mas ser claro sobre qual é o seu motivo lhe dará uma direção forte e facilitará o caminho à frente.

2) Espere emoções

Esteja pronto para si mesmo e para os outros ao seu redor para experimentar uma série de emoções durante e após a venda. A venda de uma concessionária toca muitas vidas. É um momento muito emocionante para revendedores, cônjuges, filhos e funcionários.

Os membros da família que se acostumaram com certas vantagens vinculadas à sua propriedade precisarão se ajustar à nova realidade. Eles podem ter muitas perguntas para você e, às vezes, podem parecer insensíveis.

Você colocou seu coração e alma na construção de seu negócio, então vendê-lo pode parecer muito com o luto por uma morte na família. Ou como a alegria do nascimento de um bebê. Ou os dois em dias diferentes!

Você pode se sentir pronto para deixar para trás a rotina 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas a ausência de todo esse “ruído” pode ser desorientador por um tempo.

Esteja preparado para uma montanha-russa, mas saiba que é perfeitamente normal.

3) Existe vida lá fora?

Possuir uma concessionária pode fornecer uma identidade na comunidade e ser uma fonte de auto-estima. Gosto de dizer aos meus amigos revendedores que imaginem suas vidas após a venda e façam isso antes de colocar seus negócios no mercado. Veja como é.

É uma boa ideia fazer uma lista de coisas que você espera fazer após a venda para estar pronto para começar sua nova vida. Planeje uma viagem que inclua um de seus hobbies. Coloque um grande evento familiar no calendário.

Não espere até depois da venda para descobrir como será a vida quando você não precisar estar em lugar nenhum e o telefone parar de tocar. Faça um plano com o qual você possa se entusiasmar.

4) Sem surpresas

Considere todos os aspectos materiais que a venda trará antes de vender sua concessionária.

É imperativo ter uma visão completa de todos os prós e contras de uma venda com antecedência. Conhecer o valor de avaliação do seu imóvel, realizar estudos ambientais, realizar um inventário de peças, estimar as avaliações de veículos usados ​​e o lucro líquido após os impostos antes de uma venda ajuda a evitar surpresas – e atrasos – posteriormente.

Muitas vezes, os vendedores perdem uma venda ou encontram despesas ocultas porque o valor de sua propriedade é menor do que o esperado. Ou uma inspeção revela um problema ambiental que causa atrasos e gastos substanciais. Ou as peças estão substancialmente supervalorizadas devido à obsolescência, controles inadequados, etc. Identificar essas coisas antes de listar o negócio evita surpresas quando ele estiver sob contrato.

Uma vez iniciado o processo de venda, as surpresas podem limitar suas escolhas e até bloqueá-la. Trabalhar com uma consultoria pode ajudá-lo a estar preparado para todos os meandros de uma transação.

5) Faça aos outros

Considere o que você gostaria de saber sobre uma venda se estivesse no lugar de seus funcionários. Procure aqueles que ajudaram a tornar o negócio atraente para um comprador.

Reúna informações sobre os planos do comprador para cada departamento e/ou funcionário antes de informar os funcionários sobre a venda. Isso ajuda você a abordar as preocupações dos funcionários e a construir uma ponte entre eles e o comprador antes e depois do fechamento.

Além disso, certifique-se de que o comprador saiba tudo o que precisa saber sobre sua empresa. Compartilhe como os planos de pagamento específicos e como seus departamentos estão estruturados. Fale sobre o que cada funcionário faz e o que os motiva.

Os compradores devem entender como o negócio funciona por meio de seus funcionários no início do processo de vendas. Explique cuidadosamente ao comprador o valor que seus funcionários trazem para a concessionária diariamente.

Compradores e vendedores devem ser parceiros para ajudar os funcionários na venda. Os funcionários temem perder seus empregos e cortes nos salários. É melhor que o proprietário atual e o comprador em potencial possam se reunir com os funcionários – no momento apropriado – para compartilhar planos futuros, escalas salariais e o desejo de manter os funcionários.

6) Durma Feliz Para Sempre

Depois de fechar a venda da concessionária, você pode ir embora sabendo que fez o melhor que pôde por si mesmo, sua família, seus funcionários e o comprador. Tenha orgulho do seu legado e sinta-se bem com a venda. É uma enorme satisfação saber que seu negócio continuará vivo porque você fez tudo o que pôde por você, sua família, seus funcionários e o novo proprietário.

 

assine nossa newsletter
Receba newsletter sobre o mercado de concessionárias no Brasil.



DBK Dealership Brokers

Vamos Conversar?

Av. Getúlio Vargas, 874/ Sala 1707 - Funcionários - Belo Horizonte/MG - CEP: 30112-020.

pt_BRPT_BR