Mais um corredor para carros elétricos é criado no Brasil, desta vez na Região Sul. Nissan, Movida, a rede de postos Sim e a startup Zletric estabeleceram uma parceria para criação do Rota Sul, que prevê a instalação de carregadores que permitirão uma viagem em EVs de São Paulo até o Uruguai.
Com investimento inicial de R$ 2,4 milhões, o Rota Sul terá nove pontos de recarga espalhados por diferentes cidades e capitais, que ficarão em postos de combustíveis da Sim. Pelo plano, os primeiros cinco carregadores rápidos, de 60Kw, serão instalados nas próximas semanas.
Neste primeiro momento, os aparelhos ficarão em quatro cidades do Rio Grande do Sul – São Sebastião do Caí, Gravataí (estes dois já em operação), Gramado e Três Cachoeiras -, além de Laguna, em Santa Catarina. Até outubro, outros quatro municípios ganharão eletropostos da parceria: Caxias do Sul (RS), Bento Gonçalves (RS), Itajaí (SC) e Araquari (SC).
A ideia é que até o fim do ano o estado do Paraná receba também pontos de recarga rápida de carros elétricos para integrar os três estados da região no Rota Sul. Desta forma, segundo as empresas envolvidas, será possível sair de São Paulo (SP) e ir até Punta del Este, no Uruguai, a bordo de um veículo zero combustão, já que a previsão é de um carregador a cada 200 km.